![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOrzhhSOIBVj-lQBb52Gp-XyHjbq_AcJNevCYhk5NecfQPmAq-hOX3QBnkIoR58IpinBGvvVXPqdwCzk3UdJ66GJ3u-Fd_3m6LWsOiUHzuLF7I4E3b-hXYyVN2MjrzumxvxYQC/s320/passion-fruit.jpg)
PASSION FRUIT
Sempre me intrigou um pouco a origem deste nome, que também é dado ao maracujá. Passiflora edulis / P. edulis flavicarpa da família das Passifloraceae. Será pelo nome - passiflora / passion fruit? Não me parece. Então porque será? Vamos às propriedades medicinais: o sumo, mas especialmente as folhas contêm alcalóides que baixam a pressão arterial e têm ação sedativa e antiespasmódica. A flor é um sedativo e ajuda a induzir o sono; tem também sido utilizada no tratyamento da asma, insónia, problemas gastrointestinais, problemas da menopausa e até mesmo como alucinogénio. Os seus carotenóides e flavinóides podem ter também um efeito anticancerígeno. Com a chegada dos europeus à América do Sul o maracujá foi introduzido na Europa e as suas folhas foram utilizadas medicamente pelo seu efeito sedativo. O nome de Passio Fruit foi dado pelos missionários católicos da América do Sul, o que eu pessoalmente acho um pouco estranho porque esses missionários seriam portugueses ou espanhóis... A corona da flor seria vista como a coroa de espinhos, as cinco stamina como as cinco feridas de Cristo, as cinco pétalas e as cinco sépalas como os dez apóstolos (excluindo Judas e Pedro); e os três estigmas como os nós na cruz. Desenganem-se pois aqueles que quereriam achar uma outra dimensão da fruta da paixão; para esses deixo-lhes a letra de Passion dos Passion Fruit:
"P.A.S.S.I.O.N.Yes, we do the best we can P.A.S.S.I.O.N.That means passion, man El bacho, el bachoSo give me the bassQue pasa, que pasaWe will rock your placeGet busy, get busySo, give me the bassMe besa me besaLipstick on your face Venga con migoOla ola amigoUhu caballeroOla ola te quiero P.A.S.S.I.O.N.Yes, we do the best we can P.A.S.S.I.O.N.That means passion, man (2x) "
"Quando a paixão entra pela porta principal, a sensatez foge pela porta dos fundos"
Thomas Fuller
No comments:
Post a Comment