Wednesday, January 30, 2008




ARTEFACTO

Artefacto, s.m. (de arte+facto). Objecto, obra de arte, ou qualquer trabalho produzido pelas artes mecânicas. Artefacto, adj. Fingido com arte ou astúcia; artificial. São estes os dois significados que encontro no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de 1981, coordenado por José Pedro Machado.

Mas, pelos vistos há mais:
Um artefacto cultural é um objecto feito pelo homem e que fornece informações sobre a sua cultura. O artefacto pode mudar ao longo do tempo. A classificação sobre quando, como e porque ele é usado como uma cultura também pode mudar com o tempo, dependendo de novas descobertas.
O uso do termo artefacto engloba o tipo de artefacto arquelógico, que é recuperado num sítio arqueológico; no entanto, os objetos criados pelo homem na sociedade moderna também são artefactos culturais. Por exemplo, em um contexto antropológico, uma televisão é um artefacto da cultura moderna.

Em arquelogia, o artefacto é qualquer objecto feito ou modificado pelo homem, que dê evidência da actividade e da vida desse homem. Muitas vezes, tais artefactos foram recuperados mais tarde pelo esforço de alguns arqueólogos.
Exemplos de artefactos podem incluir itens tais como ferramentas de pedra ou ruínas de construções. Também incluem cerâmica, vasos, objectos metálicos e elementos de adorno pessoal, como jóias e de vestuário e outros.

Artefacto em ciências da computação, é o produto de uma ou mais atividades dentro do contexto do desenvolvimento de um software ou sistema.

Artefacto em ciências experimentais, é um resultado de uma experiência que não poderia acontecer naturalmente e que foi causado por um método de experimentação errado.

Como imagem deixo um dos mais misteriosos e ainda indecifrados artefactos arqueológicos, que é o Disco de Phaistos, datado do final da era de bronze Minóica e que está em exibição no museu arqueológico de Iraklion em Creta, na Grécia. Ainda não há uma interpretação do "texto" do Disco de Phaistos plenamente aceite pela comunidade científica. Ele continua a ser o mais antigo enigma linguístico não decifrado pelo ser humano.

"Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideia para mudar."
Francis Bacon

No comments: