Monday, June 16, 2008


ALMINHAS


As Alminhas fazem parte do património artístico-religioso do nosso país. São pequenos altares de culto aos mortos onde se pára um momento para deixar uma oração, sendo um dos vestígios mais importantes da arte popular religiosa de Portugal. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, ou mesmo flores.

Não se sabe exactamente qual é a sua origem, mas crê-se que tenha a ver com a busca de ajuda divina nos caminhos e encruzilhadas, culto que já vem dos celtas, gregos e romanos, todos eles povos que prestaram culto a este tipo de divindades; mas as alminhas acrescentam mais qualquer coisa, pedem a oração dos que por elas passam, em favor das almas do Purgatório, sendo as primeiras representações artísticas do purgatório e que persistiram até aos nossos dias.
Geralmente, as alminhas são erguidas em encruzilhadas de caminhos (local de reunião de entes sobrenaturais...), quase sempre em caminhos rurais, em matas ou perto de cursos de água, embora também se possa encontrar alminhas junto às estradas nacionais. As alminhas também podem ser incrustadas em velhos muros ou na frontaria de casas e podem ser construídas nos mais diversos materiais.

O seu elemento principal é o painel de retábulo, pintado sobre madeira, estuque, tela, folha metálica ou azulejo, representando os condenados a arder nas labaredas do Purgatório, implorando a misericórdia divina e daqueles que por elas passam.



"Todas as almas são igualmente perfeitas"
Teixeira de Pascoaes

No comments: