![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUTqftLl6xjoT_PHxDwdC0Uykxo4zyclxNVqpCnjGxfBP3GhKwf5MI6s-hT1i98_uhmHbt56RQ0h0ptn8TMm1fmZFQGxRZ4nU5wqlUcx2nlsuy8aaCrGG0FLsW2h9Pxam4aVh6/s320/Digitalizar0001.jpg)
AS ORIGENS DA CIDADE DO PORTO
De Edições Pátria - Gaia de MCMXXXII, tenho a felicidade de ter acesso a "As origens da cidade do Porto" por Mendes Corrêa, Prof. da Universidade do Porto. Deixo uma Carta do Porto pré e proto-histórico (do Autor) e algumas palavras do mesmo para aguçar o apetite para futuras incursões neste tema. "A arqueologia e a toponímia antos respeitantes ao Porto e seus arredores. eles mostram a remotíssima antiguidade da ocupação humana nesta área a N. do Douro." Da análise cuidada deste mapa poderemos tirar várias ideias da antiguidade desta região e tentar, num exercício de raciocínio aplicado localizar os topónimos aí referidos com o Porto da actualidade. O mais fácil de localizar (agora também já não) é o porquê do nome do antigo Estádio das Antas, pois o que não falta naquela localização são antas, mamoas e arcas, como podemos observar. O que terá o dragão a ver com isto...
"As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados"
Edmund Burke
No comments:
Post a Comment